Intervenção Precoce

 

O Agrupamento de Escolas D. Maria II é o Agrupamento de Referencia especializada em Intervenção Precoce na Infância (RAEREIP) desde o Ano Letivo 2007/2008 e no âmbito do SNIPI - Sistema Nacional Intervenção Precoce na Infância (Decreto-Lei n.º 281/2009 de 6 de Outubro) desde setembro de 2011. O raio de acção da RAEREIP de Braga é alargado aos concelhos de Amares, Braga, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro.

A equipe da IPI, afecta ao Ministério da Educação, está integrada nos Serviços Especializados de Apoio Educativo do Agrupamento de Escolas D. Maria II e integra as ELIs - Equipa Local de Intervenção Colina Assucena, Equipa Local de Intervenção Braga Saudável e Equipa Local de Intervenção Amares. O Agrupamento de Referência especializada em Intervenção Precoce na Infância é constituída por Educadoras de Infância, colocados pelo Ministério da Educação que trabalham em cooperação com elementos afectos aos Serviços do Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

 

O que é a intervenção precoce baseada nos contextos naturais e educativos?

 

A Intervenção Precoce baseada nos contextos naturais e educativos foi constituída com o objectivo de prestar apoio às famílias e às crianças com necessidades especiais, dos 0 aos 6 anos, para que estas possuam mais informação, conhecimento e confiança para serem bem sucedidas nas suas vidas. Através das visitas dos membros das ELI, a família recebe informação, apoio e orientação no sentido de melhorar a qualidade de vida da criança e da família. O serviço oferecido pela ELI pode ser prestado em casa, no jardim-de-infância, na ama, no parque, em actividades extra-curriculares ou noutros contextos naturais dentro da comunidade envolvente.

  • É uma colaboração entre os pais/cuidadores da criança, membros da ELI, terapeutas, professores, médicos e outros;
  • É um processo que ajuda os adultos envolvidos na vida da criança a conhecerem as diferentes etapas do desenvolvimento de uma criança;
  • Promove a melhoria da qualidade de vida das famílias e torna os adultos mais confiantes nas suas competências como cuidadores;
  • É um serviço prestado a toda a família - não apenas à criança.