Avaliação do desempenho docente
Enquadramento
A avaliação do desempenho docente, nos termos definidos pelo Estatuto da Carreira Docente (ECD), "visa a melhoria da qualidade do serviço educativo e das aprendizagens dos alunos e proprorciona orientações para o desenvolvimento pessoal e profissional [dos docentes] no quadro de um sistema de reconhecimento do mérito e da excelência" (Artº 40º, nº 2 do ECD).
Objetivos (Artº 40º, nº 2, do ECD)
- Contribuir para a melhoria da prática pedagógica do docente;
- Contribuir para a valorização do trabalho e da profissão docente;
- Identificar as necessidades de formação do pessoal docente;
- Detetar os fatores que influenciam o rendimento profissional do pessoal docente;
- Diferenciar e premiar os melhores profissionais no âmbito do sistema de progressão da carreira docente;
- Facultar indicadores de gestão em matéria de pessoal docente;
- Promover o trabalho de cooperação entre os docentes, tendo em vista a melhoria do seu desempenho;
- Promover um processo de acompanhamento e supervisão da prática docente;
- Promover a responsibilização do docente quanto ao exercício d asua atividade profissional.
Natureza da avaliação
A ADD é composta por uma componente interna e externa. A avaliação interna é efetuada pelo agrupamento de escolas ou escola não agrupada do docente e é realizada em todos os escalões. A avaliação externa centra-se na dimensão científica e pedagógica e realiza-se através da observação de aulas por avaliadores externos, sendo obrigatória para os docentes em período probatório, para os docentes integrados no 2º e 4º escalão da carreira docente, para os docentes que queiram ascender à menção de Excelente em qualquer escalão e para os docentes integrados na carreira que obtenham a menção de Insuficiente.
Intervenientes
- O presidente do conselho geral;
- O diretor;
- O conselho pedagógico;
- A secção de avaliação do desempenho do conselho pedagógico;
- Os avaliadores externos e internos;
- Os avaliados.